terça-feira, 13 de julho de 2010

Entre amigos

Para que serve um amigo? Para rachar a gasolina, emprestar a prancha, recomendar um disco, dar carona pra festa, passar cola, caminhar no shopping, segurar a barra. Todas as alternativas estão corretas, porém isso não basta para guardar um amigo do lado esquerdo do peito. Milan Kundera, escritor tcheco, escreveu em seu último livro, "A Identidade", que a amizade é indispensável para o bom funcionamento da memória e para a integridade do próprio eu. Chama os amigos de testemunhas do passado e diz que eles são nosso espelho, que através deles podemos nos olhar. Vai além: diz que toda amizade é uma aliança contra a adversidade, aliança sem a qual o ser humano ficaria desarmado contra seus inimigos. Verdade verdadeira. Amigos recentes custam a perceber essa aliança, não valorizam ainda o que está sendo contruído. São amizades não testadas pelo tempo, não se sabe se enfrentarão com solidez as tempestades ou se serão varridos numa chuva de verão. Veremos. Um amigo não racha apenas a gasolina: racha lembranças, crises de choro, experiências. Racha a culpa, racha segredos. Um amigo não empresta apenas a prancha. Empresta o verbo, empresta o ombro, empresta o tempo, empresta o calor e a jaqueta. Um amigo não recomenda apenas um disco. Recomenda cautela, recomenda um emprego, recomenda um país. Um amigo não dá carona apenas pra festa. Te leva pro mundo dele, e topa conhecer o teu. Um amigo não passa apenas cola. Passa contigo um aperto, passa junto o reveillon. Um amigo não caminha apenas no shopping. Anda em silêncio na dor, entra contigo em campo, sai do fracasso ao teu lado. Um amigo não segura a barra, apenas. Segura a mão, a ausência, segura uma confissão, segura o tranco, o palavrão, segura o elevador. Duas dúzias de amigos assim ninguém tem. Se tiver um, amém!




Mas é fato, ando com preguiça de interpretar o mundo, de entender as pessoas, de procurar os sete erros. Gostaria de ter todas as respostas na última pagina, de ter um manual de atitudes sensatas, te ter o pensamento voltado pra Meca. Queria que ouvesse um serviço de telessoluções entregues a domicílio em menos de meia hora. Que gorjeta boa eu daria.

[Martha Medeiros]


segunda-feira, 12 de julho de 2010

A saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer voltar.

Seja como for, continuo gostando muito de você - da mesma forma -, você está quase sempre perto de mim, quase sempre presente em memórias, lembranças, estórias que conto às vezes, saudade.

Saudade é não saber. Não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos, não saber como encontrar tarefas que lhe cessem o pensamento, não saber como frear as lágrimas diante de uma música, não saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche.

Lembro-me do passado, não com melancolia ou saudade, mas com a sabedoria da maturidade que me faz projetar no presente aquilo que, sendo belo, não se perdeu.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Caio F.


Dizem que a gente tem o que precisa. Não o que a gente quer. Tudo bem. Eu não preciso de muito. Eu não quero muito. Eu quero mais. Mais paz. Mais saúde. Mais dinheiro. Mais poesia. Mais verdade. Mais harmonia. Mais noites bem dormidas. Mais noites em claro. Mais eu. Mais você. Mais sorrisos, beijos e aquela rima grudada na boca. Eu quero nós. Mais nós. Grudados. Enrolados. Amarrados. Jogados no tapete da sala. Nós que não atam nem desatam. Eu quero pouco e quero mais. Quero você. Quero eu. Quero domingos de manhã. Quero cama desarrumada, lençol, café e travesseiro. Quero seu beijo. Quero seu cheiro. Quero aquele olhar que não cansa, o desejo que escorre pela boca e o minuto no segundo seguinte: nada é muito quando é demais.

segunda-feira, 28 de junho de 2010


Hoje eu queria fazer um post bem grande sobre tudo que tenho pensado nesses últimos dias, mais sinceramente não sei por onde começar. Acho que essas escolhas, essas dúvidas e receios do futuro é uma forma da gente poder fazer a escolha certa, pro que for melhor. Um dia faço esse post, prometo!

“Vivo imaginando que de repente vão aparecer fadas
ou gênios na minha frente para perguntar o que eu desejo.”


domingo, 27 de junho de 2010

ps, eu te amo

“— Mas Holly, a vida de ninguém é repleta de momentos perfeitos. E se fosse, não seriam momentos perfeitos. Seriam apenas normais. Como você poderia saber o que é a felicidade se nunca tivesse experimentado as quedas?”

quinta-feira, 17 de junho de 2010

“A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas mas não posso explicar a mim mesma…

Alice no País das Maravilhas.

domingo, 6 de junho de 2010

“Mulher tem faro, não se contenta com a embalagem. É bem mais comum ver uma mulher linda acompanhada de um homem aparentemente sem graça do que o contrário. Não é só porque a concorrência é implacável e nos contentamos com o que sobra. É porque mulher tem raio-x: consegue olhar o que se esconde lá dentro. Se além de um belo coração e um cérebro em atividade ele ainda for apetecível, é lucro. Pena que a recíproca raramente seja verdadeira. Economizaríamos fortunas em cabeleireiros e academias se os homens fossem direto ao que interessa, na alma e no espírito, para os quais não adianta maquiagem.”

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Tenho em mim, todos os sonhos do mundo.

"Um dia uma criança chegou diante de um pensador e perguntou-lhe: 'que tamanho tem o universo?'Acariciando a cabeça da criança, ele olhou para o infinito e respondeu: 'o universo tem o tamanho do seu mundo.' Perturbada, ela novamente indagou: 'que tamanho tem meu mundo?' O pensador respondeu: 'tem o tamanho dos seus sonhos.' Se seus sonhos são pequenos,sua visão será pequena, suas metas serão limitadas, seus alvos serão diminutos, sua estrada será estreita, sua capacidade de suportar as tormentas será frágil. Os sonhos regam a existência com sentido. Se seus sonhos são frágeis, sua comida não terá sabor, suas primaveras não terão flores, suas manhãs não terão orvalho, sua emoção não terá romances. A presença dos sonhos transforma os miseráveis em reis, faz dos idosos, jovens, e a ausência deles transforma milionários em mendigos faz dos jovens, idosos. Os sonhos trazem saúde para a emoção, equipam o frágil para ser autor da sua história, fazem os tímidos terem golpes de ousadia e os derrotados serem construtores de oportunidades. Sonhe!"

domingo, 23 de maio de 2010

Mulher

''Quem você pensa que é?'' Perguntou pra mim de queixo em pé! Sou forte, fraca, generosa, egoísta, angustiada, perigosa, infantil, astuta, aflita, serena, indecorosa, persistente, sensata e corajosa. Como toda mulher poderia ter dito. Mas não lhe dei a ousadia...

domingo, 16 de maio de 2010

Crescer é uma coisa curiosa e inesperada.

"O mais difícil apesar de tudo é perdoar a si.
Podemos perdoar qualquer feito de quem amamos.
Mas nunca nos amamos o suficiente pra nos permitir tudo."


Eu quis postar esse trecho do filme O curioso caso de benjamin button porque foi um dos filmes mais interessantes que já vi. Acho que dele eu pude tirar muita coisa que me fez pensar, em relação a vida. Vale a pena assistir!

domingo, 2 de maio de 2010

Read

Um bom livro nunca sai de moda, nao fica pequeno, nao enjoa, pode ser emprestado, incentiva a imaginação, abre um pararelo com um mundo tao seco e com tanta pouca informação, você ouve o que o outro tem pra dizer sem nem notar. Um bom livro nao escolhe situação econômica, cor, sexo, para deixar que seja lido, ele vai além das modinhas da elite, porque livros lidos por status nao sao bons livros, quem lê de verdade se encontra em alguma das folhas. Um bom livro nao te ensina como fazer poções que nunca darão certo, nem como ser arrogante e liderar um grupo de pessoas submissas, um bom livro faz com que ache em si uma essencia, te faz refletir, te emociona, um bom livro alimenta acima de tudo.. sua alma.